FECHAM AS PORTAS E ABREM OS CAMINHOS

terça-feira, 3 de julho de 2007

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFCH À COMUNIDADE ACADÊMICA

Em assembléia realizada no dia 16 de maio de 2007, os estudantes de pós-graduação do IFCH deliberaram a incorporação ao movimento grevista, iniciado pelos estudantes de graduação no dia anterior.
Reiteramos que, tal como a entrada, a permanência na greve até a presente data foi sempre uma decisão coletiva e discutida em assembléia. Nossa permanência não se deu por outro motivo senão a justeza das reivindicações do movimento. Consideramos os decretos expedidos no início do ano pelo Governo Serra, um grave ataque à autonomia universitária, que a comunidade acadêmica não deveria aceitar de forma passiva. A decisão de permanecer em greve mesmo após o chamado “decreto declaratório” se deu porque entendemos que a autonomia universitária não se resume à autonomia financeira, ainda que reconheçamos sua importância. A autonomia acadêmica continua em risco.
Diante do exposto, rechaçamos veementemente qualquer tipo de punição. Não cabe a individualização de um movimento que foi construído coletivamente pelos estudantes de graduação e pós-graduação.
Consideramos a não revisão dos prazos para entrega de trabalhos também um tipo de punição, que não cabe a um Instituto que preza pela democracia. Reivindicamos, assim, a prorrogação do prazo para, no mínimo, dia 24/08/2007. Prazo imprescindível para elaboração de trabalhos academicamente qualificados.
Assumimos, portanto, o caráter coletivo do movimento grevista; todos participamos e somos responsáveis pelos métodos escolhidos e pelos rumos tomados! Não nos envergonhamos de defender a Universidade pública, gratuita e autônoma!!!

Campinas, 03 de julho de 2007.